A arte de receber e servir bem

Se gostou compartilhe!

Por Ariane Ribeiro

Minha mãe sempre gostou de montar mesa, colocar os pratos, talheres, copos e a comida em refratários para levá-los a mesa antes de servir. Era um costume, mesmo que simples, sem louças finas e chiques.  Desde então, descobri que os detalhes me atraem, e muitas vezes deixa o que nem é muito gostoso saborosíssimo.

Quando fui organizar meu casamento, a primeira coisa que eu tinha certeza de como seria era a comida. Além de gostosa, com fartura, a louça e a apresentação deveriam ser à altura da comemoração e, claro, dos meus convidados. O cardápio foi pensado pontualmente. Eu passei por uma entrevista com a banqueteira, contei nossos hábitos alimentares e um pouco da história das nossas famílias. A partir daí ela traçou o cardápio.

Mesa Posta

O segundo passo foi escolher as louças. Quando ela disse que poderíamos deixar o nosso cardápio “sofisticado”, através dos acessórios, eu voltei no tempo. Lembrei da minha mãe colocando a mesa nos almoços de domingo. A mesa posta, como é chamada, enriquece momentos especiais como jantares e almoços comemorativos, mas ela também pode ser usada no cotidiano, deixando as refeições do dia a dia mais convidativas e especiais.

Casamento: foto ampla do salão com a disposição das mesas postas
Casamento: Mesa da familia, com sousplat, louças, taças e talheres diferentes das mesas dos convidados.

Neste período em que estamos sendo forçados a ficar em casa, por causa do isolamento social, é o momento certo para caprichar na hora de servir as refeições. E nem pense que mesa posta é frescura. Pelo contrário, a disposição e organização dos talheres e das louças facilita o momento de servir, a degustação e a retirada do que já foi utilizado.

Existe um tipo diferente de mesa posta para cada uma das refeições – café da manhã, brunch, almoço, café da tarde ou jantar. A ocasião também faz toda a diferença na hora de montar a mesa, já que para um churrasco, por exemplo, ela pode ser posta de uma forma mais despojada, enquanto para um jantar de noivado, os elementos que irão compor a mesa precisam de um pouco mais de requinte e sofisticação.

Os itens obrigatórios de qualquer meseira são: jogo americano, sousplat ou toalha de mesa. Pratos, talheres, taças e copos, xícaras e pires e o guardanapo. Vou compartilhar com vocês os principais momentos da minha vida, através das mesas postas, feitas em datas comemorativas.

 

 

Já segue o Segura no Instagram?

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *