Como mobiliar e decorar um apartamento – desafios, erros e acertos

Se gostou compartilhe!

Por Ariane Ribeiro

Sempre morei em casa, chácara, e há alguns meses me mudei para um apartamento de 90 metros quadrados. Deixá-lo do meu jeitinho, funcional sem gastar muito é um daqueles deliciosos desafios que deixam qualquer mulher ainda mais ansiosa!  Muitas pesquisas na internet, sites e no meu queridinho Pinterest (rede social de compartilhamento de foto) foram meus guias nessa nova etapa.

Sou detalhista e “tenho bom gosto”. Sempre uso essa frase para justificar quando escolho o mais caro e meu marido reclama (hahahaha). Estou sempre pesquisando, estudo, consulto, me certifico e reitero. Pronto, nasceu uma decoradora dentro de mim. Sou assim em tudo que vou fazer. Mesmo quando contrato um profissional da área para o serviço eu pesquiso sobre o assunto. Preciso ter o mínimo de conhecimento para conversar, questionar, ter embasamento. Sou a própria doutora Google!

Meu norte foi o catalogo da IKEA, empresa sueca de móveis varejista que dita moda no seguimento para todo o mundo. Eles vendem desde cozinhas planejadas, eletrodomésticos, até móveis e artigos para decoração. Posso comparar o seu estilo com o das lojas Etna e Tok Stok. Em 2020 a sugestão da sueca é reforçar a tendência de ambientes monocromáticos, o tom sobre tom ressurge de maneira ousada: combinar a parede com a mesma cor das mobílias! Inspirando composições onde uma única tonalidade reina absoluta. Eu amei, era tudo que eu precisava saber para decorar os meus 90 metros quadrados.

Comecei pelos armários planejados, feitos sob medida. Depois de muitos orçamentos optamos pela marcenaria tradicional. Usamos uma única cor em todo o apartamento com variações no tipo da lamina – tamponamentos no fosco e a frente na lacca, que sai muito mais em conta que o vidro e consegue quase o mesmo efeito (brilho e reflexo). O tom claro trouxe a sensação de amplitude, extensão, me agarrei ao catalogo da IKEA. A escolha dos puxadores também foi outra aventura, concluída com sucesso. Como o apartamento é pequeno os armários representam 70% dele.

Cortinas

Já que é para seguir tendência, vamos padronizar e harmonizar. Cortinas com o tom dos meus armários dá a sensação de continuidade, ser uma coisa só. Gente, tá bom vai, é mais fácil para não errar. Ficaram lindas! Cortinas em tecido no sistema Wave, tampando a parede toda (do teto ao chão).

Eletrodomésticos

Eu só sei que queria todos meus eletrodomésticos da cozinha em inox. Branco é lindo, mas o cuidado tem que ser redobrado. Apartamento é assim: tem que ser tudo medido, milimétricamente. Mauricio, o tio “Muricio”, o meu marido mesmo, insistiu no fogão 5 bocas. Gente, que susto quando esse bendito chegou! Levamos para cozinha e parecia que não ia caber mais nada. Viveríamos eu, ele e o fogão!

Bom, um fogão de 5 bocas não é grande!? Mas a minha cozinha é pequena, oras! Difícil essas coisas. Isso o “curso Google” não explica. Nessas horas a gente lembra o quanto é importante uma profissional da área, como vale a pena pagar cada centavo para uma arquiteta/decoradora. Mas eu sou uma pessoa focada e não me abalei, continuei com meu catalogo IKEA.

Móveis

Na sala optamos pela mesa em lacca nude, quase no mesmo tom do home, que foi feito sob medida. A mesinha lateral de sofá e o vaso no chão, também na mesma cor. Estou seguindo o catalogo mesmo da IKEA e adorando o resultado. Os objetos de decoração estão sendo também quase que no mesmo tom dos móveis. Estou usando prata, dourado e ferro como no pé do puff, acho que dá um toque contemporâneo para o ambiente, apesar de achar meu estilo mais clássico. Usei espelho na parede principal da sala, estou tentando ampliar de tudo quanto é jeito.

A arquiteta Juliana Cherulli.

É isso, meninas. Agora, vai entrar nossa profissional, a arquiteta do Segura Na Minha Mão, Juliana Cherulli para “canetar” com certo x errado minha casa. Eu já vou avisando para ela que odeio ser contrariada. Aquariana tem sempre razão! Se você também quer dicas, descobrir se esta fazendo tudo certinho na sua decoração comenta aqui embaixo, manda fotos que a Juliana vai adorar corrigir e orientar.

Imagens ilustrativas. Fonte: Pinterest

 

JÁ SEGUE O SEGURA NO INSTAGRAM?

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *