BRASILEIROS ESCOLHEM DESTINO DE OLHO NA GASTRONOMIA LOCAL

Se gostou compartilhe!

Uma pesquisa recente feita pela Booking.com mostrou que 86% dos viajantes brasileiros consideram importante o destino escolhido para viajar ter uma culinária local saborosa. O mesmo levantamento revelou ainda que 78% deles viajam para experimentar uma nova comida. Olha gente, preciso admitir, entre muitas exigências da gordinha aqui (Ariane) a principal é a comida! Na minha primeira viagem internacional com meu marido, que até então era só meu namorado, passamos um perrengue danado com a comida.

Fomos para o Caribe, o resort que escolhemos era 5 estrelas de uma rede americana. Então era tudo muito diferente do que estamos acostumados a comer, do nosso paladar. E ainda por cima tive que fazer cara de plena, chique e fina, estava conhecendo o Mauricio, queria impressionar.  No primeiro sinal de reclamação dele, claro que foi com a bebida, resort de estrela americana serve cerveja quente, eu aproveitei e “vomitei” tudo que estava sentindo, foi um alivio, passamos os outros 7 dias comendo macarrão e salada, era o que mais se aproximava da comida brasileira. Tirando isso, todo o resto foi maravilhoso, voltei para o Caribe mas escolhi outro hotel e deu tudo certo.

É muito importante pesquisar bem, escolher e pensar em tudo antes de viajar. Pedimos então para a Booking.com identificar alguns dos destinos mais deliciosos para os amantes de queijo. Que  proporcione uma viagem que vai além da geladeira ou da queijaria local, para descobrir as origens de alguns dos queijos favoritos do mundo todo. Assim, os fãs desse alimento podem se inspirar em seus planos de viagens futuros, para que, quando for seguro viajar novamente, possam se deliciar enquanto exploram o lugar que criou um de seus alimentos favoritos.

Gouda, Países Baixos

Essa cidade holandesa, que leva Gouda até no nome, é recomendada para os fanáticos por queijo e é responsável por 60% da produção de queijo do país. Quem viaja para Gouda pode comprar essa delícia local na tradicional feira da cidade, que acontece entre abril a agosto, desde 1395. Localizada em frente ao edifício histórico da prefeitura, a feira manteve até hoje o seu charme tradicional, inclusive, os produtores e comerciantes ainda batem palmas após a confirmação de uma venda. Os viajantes também não podem deixar de visitar o “Goudse Waag” (a balança de Gouda), que foi construído em 1669 e era usado, originalmente, para pesar queijos. Atualmente, o local abriga o ponto de informações turísticas. Outra parada obrigatória é o Cheese and Crafts Museum, que oferece degustação de queijos, passeios e demonstrações da produção artesanal.

Cheddar, Reino Unido

O queijo cheddar se tornou a opção mais popular e vendida do Reino Unido. Entretanto, ele ganhou esse espaço aos poucos, no vilarejo de Cheddar, em Somerset.  Uma lenda local afirma que o queijo cheddar foi descoberto por acidente, quando uma das leiteiras deixou um balde de leite estragar nas grutas de resfriamento e então ele acabou se transformando em um queijo duro. Quem visita o vilarejo de Cheddar e deseja se aventurar, pode explorar ainda as grutas geladas na Garganta de Cheddar, o maior desfiladeiro do Reino Unido.  Depois de conhecer o local, e quando a fome começar a aparecer, os fãs de queijo podem parar na Cheddar Gorge Cheese Company, onde terão a oportunidade de ver o processo completo de produção do queijo na leiteria e no centro de visitantes.

Monterey, Califórnia, EUA

O queijo Monterey Jack, que ganhou seu nome com base em seu local de origem e no produtor que começou a vendê-lo, se tornou um alimento essencial na geladeira ou tábua de queijos de muitos americanos. Esse queijo branco e semiduro é feito com leite de vaca e é conhecido por seu sabor suave e leve doçura. Originalmente, o Monterey Jack era produzido pelos frades Franciscanos de Monterey da Alta Califórnia no século XVIII. Um empresário local, David Jacks, identificou a deliciosa oportunidade e começou a vendê-lo por todo o estado, onde se tornou conhecido como “Monterey Jack’s” ou “Jack’s Monterey”.  Apesar de não existir fazendas produtoras de leite na cidade de Monterey, a rica história do queijo faz com que a cidade seja o destino ideal de viagem para os fanáticos por queijos.

Asiago, Itália

Asiago, um município da Itália, tem o mesmo nome e local de origem do queijo Asiago. Nessa cidade, os viajantes podem visitar a Azienda Agricola Waister Di Rela Riccardo, uma pequena fábrica especializada em queijos, onde os visitantes se sentem em uma autêntica fazenda leiteira. Lá é possível ver as várias etapas de produção de queijo e, quando se trata do Asiago, o sabor é marcante e sua degustação está disponível no local. Se uma fábrica não for suficiente, os viajantes que forem até Asiago podem ainda conhecer o Caseificio Pennar Asiago ou a Loja Cooperativa Pennar Dairy, uma loja especializada em queijos frescos e de qualidade.

Munster, França

Munster, uma pequena comuna francesa, é lar do queijo macio e com aroma forte de mesmo nome.  La Maison du Fromage (Casa do Queijo) é o destino perfeito para quem ama o queijo Munster. A Casa do Queijo apresenta filmes, exposições, workshops educacionais e, claro, a oportunidade de desfrutar de uma degustação. O queijo Munster foi produzido na cidade pela primeira vez em 1371. Os fãs de história ficarão animados, já que a região também abriga as ruínas da Abadia de Munster, a fonte do Leão, localizada na Praça do Mercado, esculpida no século XVI.

Ciudad Real, Espanha

A Ciudad Real é o lar do Manchego, um queijo delicioso, produzido com o leite da ovelha da raça Manchega. Para uma experiência de dar água na boca, os viajantes devem visitar a Finca de Las Terceras, uma fazenda dedicada à produção desse tipo de queijo, localizada no sudeste da Ciudad Real, na Espanha. Lá, os viajantes podem observar toda a produção deste alimento, além de comprar essas iguarias na fazenda. Os fãs de gastronomia também podem encontrar diversos restaurantes na Plaza Mayor, localizados em torno da praça histórica. É possível ainda visitar várias queijarias na cidade, e então degustar as variedades e escolher suas favoritas.

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e conduzida de forma independente entre uma amostra de 47.728 entrevistados em 28 países, por meio de questionário online, em novembro de 2020.

JÁ SEGUE O SEGURA NO INSTAGRAM?

Deixe uma resposta