Qual a relação entre obesidade e saúde mental?

Se gostou compartilhe!

Tratar o corpo sem tratar a cabeça, funciona? 

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) revelou que um a cada quatro brasileiros está obeso – ou seja, 25,7% da população apresenta IMC acima de 30. De acordo com André Dória, psicólogo e psicanalista, (@holistepsiquiatria) a relação com a alimentação pode ser um sintoma de ansiedade, compulsão e até diagnósticos mais complexos, como um quadro maníaco. Deste modo, o tratamento para a doença que afeta 2,3 bilhões de pessoas no mundo, integra os cuidados com o corpo e com a mente.

“Em uma época de culto à imagem, ao corpo perfeito, tratar dos aspectos psíquicos, médicos e culturais que envolvem o tema da obesidade não só é atual, como necessário”, diz Dória. A saúde mental pode ser decisiva para a indicação da cirurgia bariátrica. Atualmente, 0,5% da população de portadores de obesidade grave no Brasil contam com recomendação para o tratamento cirúrgico. Durante a conversa, os especialistas vão abordar as indicações e contraindicações psíquicas da cirurgia e abrir espaço para perguntas e interação com o público.

No dia 31 de março, nesta quarta-feira, às 20 horas. o psicologo fará uma live com o tema “Saúde Mental e Obesidade”. Ela será transmitida pelo Instagram da Clínica Holiste (@holistepsiquiatria).

JÁ SEGUE O SEGURA NO INSTAGRAM?

Deixe uma resposta